Bases Fundamentais

Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804 - 1869)

Mais conhecido pelo seu pseudônimo Allan Kardec foi o codificador da Doutrina Espírita, a partir da edição de O Livro dos Espíritos, em 18/04/1857.
Ele definiu o Espiritismo como “uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, e de suas relações com o mundo corporal”. Acrescentando que ele é, “ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica”.

Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; Como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações.

Dez Princípios Fundamentais

1º) Deus é o criador de tudo o que existe. É a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas.

2º) Além do mundo dos homens existe o Mundo dos Espíritos, onde sobrevivem as Almas daqueles que se foram. Os Espíritos existem em diferentes graus evolutivos e são classificados em três ordens:
Imperfeitos: predomina a ignorância e o desejo do mal;
Bons: predomina o desejo do bem;
Puros: aqueles que se libertaram das encarnações.

3º) Todos os espíritos foram criados simples e ignorantes, em igualdade absoluta de condições, e evoluem sem cessar, isto é, infinitamente.

4º) Os Espíritos, no seu mundo, possuem um corpo de ação, denominados na Doutrina Espírita de perispírito ou corpo espiritual.

5º) Todos os mundos do Universo têm uma finalidade útil, donde o princípio da pluralidade dos mundos habitados, em níveis de menor ou maior condição de progresso.

6º) Uma única existência não é suficiente para que o princípio inteligente, a Alma, tenha tempo de aprender tudo a respeito das leis naturais, por isto, o Espiritismo tem como lei a re-encarnação, isto é, o princípio da pluralidade das existências.

7º) Pela lei da Causa e Efeito, todo espírito, por ter livre arbítrio para agir, é responsável por seus atos, por isto Deus não castiga nem perdoa. As re-encarnações são necessárias para o reajuste das imperfeições passadas e conquista do aprimoramento, para evolução futura.

8º) As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram em todas as épocas. A mediunidade é faculdade que tem uma pessoa de servir de mediadora nestas comunicações dos Espíritos com os homens.

9º) O Espiritismo não admite a metempsicose, pois para ele o Espírito não retrograda em sua caminhada evolutiva. Podem renascer em condições sociais inferiores, mas nunca perde o que aprendeu em vidas anteriores.

10º) O esquecimento das vidas passadas, na vida presente, é uma necessidade justificada para que a Alma evolua no cumprimento de suas provas re-encarnatórias.

Obras Básicas da Codificação

As Obras são os livros básicos da Codificação realizada por Allan Kardec.
Demonstram toda a filosofia, a ciência e a moralidade espírita, os quais são:
O livro dos espíritos, 1857; contendo a parte filosófica.
O livro dos médiuns, 1861; com sua parte prática / científica no campo mediúnico.
O evangelho segundo o espiritismo, 1864; com seus fundamentos morais.
O céu e o inferno, 1865; com o estudo dos Espíritos e suas relações com os homens.
A gênese, os milagres e as predições, 1868; com o estudo dos milagres e predições do evangelho de Marcos, Matheus, Lucas e João, segundo os Espíritos.

O estudo acurado destes livros dará ao leitor o verdadeiro sentido do Espiritismo, demonstrando o que somos de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, e para onde vamos.

Proporcionará ainda o entendimento das alegrias, angústias, deveres e obrigações com a sociedade e consigo próprio.

Três lemas da Doutrina Espírita

1)     Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a lei.
2)   Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.
3)    Fora da caridade não há salvação.

Considerações Finais

Desta forma o Espiritismo é uma doutrina racional, que trás às pessoas uma visão do Mundo e do Universo, não como mero espectador, mas sim como participante na sua construção, ajudando e amando o seu próximo, e descobrindo que pode ser feliz ainda que dolorido com os problemas do mundo físico.

Por Sidney Ornellas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário